O estudo de circuitos permite analisar o funcionamento de diversos dispositivos elétricos utilizados em nosso cotidiano. Um exemplo simplificado seria o circuito elétrico de um automóvel, constituído por uma bateria de 12 V e alguns resistores que representam algumas lâmpadas, como ilustrado na figura a seguir.
Considerando os valores apresentados na figura, a razão entre a potência total transformada no circuito e a potência transformada no resistor R3 é:
A) 2
B) 15
C) 30
D) 90
E) 150
(GABARITO: B)
Respostas
Resposta:
B) 15
Explicação:
Vamos primeiro calcular a resistência equivalente entre R2 e R3 que estão em paralelo. Como são apenas 2 resistores, podemos fazer o "produto pela soma":
Agora somando os 1,2 Ω com o resistor de 6 Ω que está em série, achamos a resistência equivalente total do circuito que é 1,2 + 6 = 7,2 Ω.
Tendo a resistência total do circuito e a tensão, podemos achar a potência. Uma das fórmulas pra isso é:
-------------------------------------------------------------------------------------
Agora pra acharmos a potência no resistor R3. Vimos acima que a resistência equivalente do circuito inteiro é 7,2 Ω, com isso vamos calcular a corrente elétrica que passa no circuito:
Essa corrente é o total que passa pela associação de R2 e R3 e pelo resistor R1. Como R2 e R3 estão em paralelo, a tensão a que estão submetidos é a mesma, então podemos achá-la aplicando novamente a Lei de Ohm, mas dessa vez usando apenas a resistência equivalente entre esses dois (1,2 Ω) e a corrente elétrica que acabamos de achar:
Agora sabemos que a tensão no resistor R3 e R2 é 2V, basta aplicarmos novamente a fórmula da potência usada antes para achar a potência em R3:
Agora sabemos a potência total e a potência em R3, basta fazermos a razão entre elas: