3 que condições de clima e de relevo apresentados pelo estudo podem ser associados a ocorrência desse fenômeno no sul do Brasil e em áreas da Argentina e de Portugal ? 4 o que com que frequência ocorreram os tornados nessa área? quais as consequências quando acontecem os mais devastadores? 5 por que atualmente a concorrência de tornados tem sido mais percebida no sul do Brasil
Respostas
3. Os tornados na Argentina, Portugal e sul do Brasil acontecem pelo crescimento das áreas urbanas que formam ilhas de calor, os seus relevos planálticos, favorecidas também (no caso do Brasil e Argentina) pelo leito do Rio Tietê, o ar frio e seco do Andes e a umidade da Amazônia, e do Oceano Atlântico com suas trombas d'águas na costa de Portugal.
4. Os tornados estão cada vez mais frequentes na Argentina, Portugal e sul do Brasil. O contraste do clima seco com a umidade próxima (seja dos mares ou das florestas) formam os tornados, com ocorrências todos os anos nos períodos de mudança de estação, normalmente no outono e na primavera.
5. O crescimento das áreas urbanas acaba tornando o fenômeno mais visível, ou seja, eles sempre ocorreram. As áreas que eram rurais e não haviam efeitos visíveis dos tornados, agora aparecem por conta da urbanização, mostrando os estragos.