• Matéria: Português
  • Autor: helencristine766
  • Perguntado 3 anos atrás

crônica de um vício renegado​

Respostas

respondido por: BrainlyLK2
1

Resposta:

Mastiga e desliza a tela.

Mastiga e digita.

Mastiga e curte.

Mastiga e compartilha.

Mastiga e xinga alguém que mal conhece.

Vai, agora engole! Anda, engole! É hora de engolir!

Espera aí, deixa eu ver isso aqui primeiro…

E na praça de alimentação do shopping, no balcão da lanchonete, na mesa do restaurante, na cozinha de casa, a cena se repete. Garfo suspenso e imóvel no longo caminho entre o prato e a boca aberta. Olhos vidrados na tela do smartphone. A internet venceu a fome mais uma vez. E tem vencido a leitura de uma obra literária bacana, o enlevo de se ouvir uma boa música, a diversão de passar duas horas no mundo onírico do cinema. Os celulares e seus aplicativos, seus links, seus memes, seus quebra-paus virtuais têm vencido quase tudo. A competição é inglória. Mas apesar de tantas evidências – pessoas que mal olham para frente andando pela rua, quase sendo atropeladas ao atravessar uma avenida, que batem o carro no trânsito, que balançam o berço do bebê sem desgrudarem dos aparelhos mágicos –, quase ninguém admite que já não faz praticamente nada sem a companhia deste poderoso ícone da atualidade.

As baterias dos aparelhos já não duram com tanta atividade? Criou-se, então, o carregador portátil que nos livra de todos os apuros e apertos que significa, atualmente, viver sem celular. Assim é possível não se separar dele durante todo o dia, atualizando timelines, enviando mensagens, fazendo transmissões ao vivo, fotografando pratos de comida, filmando a travessura do cachorro, registrando a risada do bebê.

Nunca falta o que se ver, nunca falta o que mostrar. Em uma verdadeira coreografia coletiva, em espaços públicos e privados, o celular entra e sai da bolsa, ilumina-se e apaga-se com sua luz de led, surge entre as poltronas das plateias de cinema e teatro. Como se todos observassem um ensaio prévio, lá estão os smartphones gravando shows e concertos, fazendo selfies em paisagens que tornam-se meros cenários, servindo como símbolos de status.

Ei, você me ouviu? Alôôôô, tem alguém aí?

E lá está de novo o garfo levitando, parado, a fome e a sede aguardando ser saciadas, enquanto os dedos digitam, deslizam, curtem, compartilham… O celular venceu de novo!

A)que situação e revelada pelas acaçoes narradas no setes primeiro parágrafos?

B)considerando o conteúdo d texto avalie as afirmações como verdadeiro ou falso justifique sua resposta citando um trecho do texto.

1-o vicio de tecnologia se revela no espaços públicos e não nos espaços íntimos como , casas

2-As paticas com o celular sitadas nas cronicas referem-se exclusivamente ao mundo dos adolescentes e jovens .

3-as atividades com celular envolve relações e conflitos co pessoas desconhecidas ou com que se tem pouca intimidade.

C)por que na opinião do cronista gravar show e consertos ou fazer selfies em paisagem servem como simbolo de status?

D)que sentido você atribuiu a este trecho da cronica "ei, você me ouviu?ALÔÔÔtem alguem ai ?

Explicação:

Perguntas similares