quanto tempo o plástico comum leva para se decompor? porque isso é um problema para natureza?
observe os quadrinhos ao lado o que eles querem dizer?
Respostas
Resposta:
De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, o plástico leva mais de 400 anos para se decompor, mas é preciso ampliar informações sobre o assunto
Explicação:
As enormes quantidades de plástico produzidas no mundo, a dependência da população em relação a esse material, seu alto tempo de decomposição e a incapacidade de lidar suficiente e ecologicamente com esses materiais têm alarmado organismos internacionais, ONGs, ativistas, membros da sociedade civil e governos.
Os plásticos podem atrapalhar a vida de animais marinhos de diferentes formas, seja por meio do entrelaçamento com objetos, seja a partir da ingestão desses materiais. Ou ainda pela própria interação com o plástico, que colide com espécies marinhas, gerando escoriações ou obstruindo a passagem.
No caso dos microplásticos, o maior problema está na ingestão pelos organismos marinhos. Como ainda há poucos estudos sobre esse tema, fala-se em “efeitos potenciais”, que podem ir do nível celular até ecossistemas inteiros. Alguns estudos encontraram evidências de que a ingestão de microplásticos pode afetar a caça e a captura de presas, pois o material pode ser confundido com alimento, ocupar espaço no sistema digestivo do animal e levar à diminuição de sinais de fome. Dessa maneira, o animal pode ter queda de energia, ter o crescimento inibido e sofrer impactos na fertilidade, além da possibilidade de morte.
Além de poluir e contaminar o solo, quando descartado de forma incorreta, o lixo plástico pode causar entupimentos de valas e bueiros, que agravam enchentes e desabrigam pessoas, principalmente em regiões periféricas. A poluição visual também é outro malefício causado pelos resíduos plásticos.
Resposta:
400 anos
O tempo de decomposição do lixo vai depender do produto analisado. O plástico, por exemplo, leva em média 400 anos enquanto o papel demora de 3 a 6 meses.