Ruanda, na África, é um exemplo radical de como o favorecimento racial pode gerar desastres. Quando tomaram o país, os colonizadores belgas encontraram dois grupos sociais, tutsis e hutus, que viviam em paz. Os belgas criaram cotas para favorecer os tutsis no serviço público. Após a independência, nos anos 1960, os hutus tomaram o poder e inverteram o favorecimento. Surgiu um conflito, que culminou no genocídio de 1994, quando os hutus exterminaram 1milhão de tutsis.”(Revista Época, nº 568, de 08/04/2009, p.85) Tendo como reflexão o texto acima e o sistema de cotas raciais implantados pelas Universidades Estaduais do Rio de Janeiro e da Bahia, podemos afirmar que: *
a) a adoção dos sistemas de cotas é combatida por todos os movimentos sociais e ONGS ligadas ao movimento negro, adotando o discurso de oposição a uma política racial.
b) historicamente, os negros nos Estados Unidos costumam ser vítimas de discrimação, de preconceito velado, tendo menor acesso às universidades e ao mercado de trabalho, diferente do ocorrido no Brasil.
c) a política de cotas raciais foi adotada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1982 pelo então governador Anthony Garotinho, reservando metade das vagas aos alunos cotistas.
d) a política de cotas, sejam elas raciais, sociais ou econômicas devem ser acompanhadas de políticas públicas de melhoramento do ensino público proporcionando igualdade de condições no seu acesso.
e) a miscigenação racial, no caso do Brasil, não deve ser um dos fatores determinantes na construção de políticas de cotas raciais, uma vez que existe a necessidade de corrigir distorções históricas.
Respostas
A alternativa correta é a letra (C)
Para que as políticas de cotas, ou também chamadas de ações afirmativas, possam atingir seu objetivo ideal é necessário que sejam também acompanhadas de políticas públicas que estruturem todas as áreas do ensino público.
É importante entender que as políticas de cotas pretendem sanar algumas das consequências provenientes da desigualdade racial, a capacidade de resolução da própria desigualdade só é possível através de políticas públicas e presença do estado nas áreas desfavorecidas da sociedade.
O sistema de cotas foi usado pela primeira vez no Brasil, em 2003, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Em 2004 as ações afirmativas foram implementadas pela primeira vez em uma instituição federal, na UnB (Universidade de Brasília)
Espero ter ajudado ;)