Sobre o fenômeno histórico que resultou na queda da monarquia brasileira e Proclamação da República, é correto afirmar:
Que se deu no contexto, assim como no Primeiro Reinado, da sucessão da Coroa Portuguesa, ao qual D. Pedro II era postulante.
Que aconteceu através de movimentos populares dispostos a implantar um regime democrático no país.
Que ocorreu através de um Golpe Militar, em 15 Novembro de 1889, sob liderança do Marechal Deodoro da Fonseca, se valendo do isolamento político e social do Imperador.
Que precisou debelar a resistência de vários setores sociais dispostos a sustentar a Monarquia, em especial a dos libertos.
Que foi resultado de intensas negociações entre o alto comando militar e o Imperador, disposto a renunciar após constatar a impopularidade de seus herdeiros.
Respostas
Resposta:
Que ocorreu através de um Golpe Militar, em 15 Novembro de 1889, sob liderança do Marechal Deodoro da Fonseca, se valendo do isolamento político e social do Imperador.
Explicação:
A queda da monarquia brasileira e consequente Proclamação da República ocorreu através de um Golpe Militar, em 15 Novembro de 1889, sob liderança do Marechal Deodoro da Fonseca, se valendo do isolamento político e social do Imperador Dom Pedro II. Alternativa C.
A impopularidade de Dom Pedro II foi concomitante para a queda do regime monárquico brasileiro o qual ele estava a frente, pois suas relações com os fazendeiros influentes, com a igreja (devido à sua simpatia pela maçonaria), e com os militares, estava instável, pois se considerava que ele estava indo à contramão dos seus interesses.
Toda essa efervescência era ocasionada pelos pensamentos que surgiam de que a monarquia era um regime retrogrado, e que só a república significava o progresso. No entanto, além do "progresso", a república intensificava também a corrupção no Brasil.
Mais sobre a proclamação da República: brainly.com.br/tarefa/5219178