A viabilidade do processo produtivo depende da mobilização de fatores de produção para a geração do produto. Os fatores de produção, por sua vez, devem ser remunerados. A remuneração dos fatores de produção gera uma renda, que será despendida na aquisição do produto.

Assim, o produto, que corresponde ao somatório do valor adicionado na economia, deve equivaler também à renda, ou seja, ao somatório do valor dos fatores de produção que foram utilizados para gerá-la, e também deve equivaler à demanda agregada, isto é, ao somatório dos dispêndios ou compras finais. Assim, o agregado macroeconômico dessa identidade pode ser visto, respectivamente, por três óticas: a ótica do produto, a ótica da renda e a ótica da despesa. Essa ideia é melhor visualizada a partir do fluxo circular de renda, apresentado na figura a seguir.

AMAZONAS, Maurício de Carvalho. Macroeconomia. Brasília: ENAP, 2015.

Com base no disposto e na análise da figura, no que diz respeito ao fluxo circular da renda, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A renda agregada das famílias tem como destino a compra de bens de consumo e serviços, ofertados pelo mesmo mercado que as remunera.

PORQUE

II. A despesa agregada das famílias é usada na compra de bens e serviços agregados, consequentemente, aumentando a demanda por trabalho.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições falsas.

B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Anexos:

Respostas

respondido por: Anônimo
0

Resposta:

D)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Explicação:

Perguntas similares