Nesse sentido a geografia, entendida como uma ciência social, que estuda o espaço construído pelo homem, a partir das relações que estes mantêm entre si e com a natureza, quer dizer, as questões da sociedade, com uma “visão espacial”, é por excelência uma disciplina formativa, capaz de instrumentalizar o aluno para que exerça de fato a sua cidadania.CALLAIi, Helena Copetti. A Geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino. Terra Livre, São Paulo n. 16 p. 133-152, 1o semestre/2001 A geografia enquanto uma ciência possui seu objeto de estudo e seus objetivos pedagógicos. Com base no texto e no e-book da unidade podemos afirmar que: A geografia pode ser considerada uma ciência híbrida, pois se detém tanto em aspectos da natureza tendo uma relação com as ciências da natureza e aspectos humanos, tendo uma relação com as ciências humanas, desta forma a geografia não pode ser considerada nem um tipo de ciência nem outro, sendo portanto algo híbrido. A geografia baseia seus estudos nas relações dos seres humanos com o espaço geográfico, entendendo hoje questões econômicas e globalizantes, porém não busca entender os aspectos culturais dessas relações, deixando isso para a antropologia. A geografia surgiu na Grécia antiga com Heródoto, depois foi utilizada também pelos romanos, até que se perdeu na idade média e é retomada na idade moderna, até que se torna uma ciência individual no século XIX, portanto é uma ciência que existe desde a antiguidade e permaneceu viva ao longo do tempo. A geografia se pauta nos estudos das relações dos seres humanos com a natureza e o meio social, e as transformações no espaço geográfico que se dão por conta dessas relações, porém não estuda essas relações e transformações ao longo do tempo, sendo essa uma função da História. A geografia busca estudar as relações do homem com a natureza, e no meio social, observando-as em vários tempos e espaços, servindo para entender melhor as várias realidades sociais, naturais e históricas, dessa forma ajudando o aluno a se preparar p
Respostas
respondido por:
3
Na Grécia Antiga, a Geografia já possuía seus conceitos básicos, era um tipo de ciência a partir do qual se desenvolveu diversos pensamentos filosóficos. Portanto, a Geografia pode ser considerada uma ciência híbrida (alternativa A).
A Geografia era conhecida como História Natural ou Filosofia Natural. Estas nomenclaturas foram sendo mudadas com o tempo, principalmente quando o filósofo Erastótenes de Cirene usou a 'geografia' em uma expressão.
Existirem diversos contribuintes e influenciadores que mudaram o aspecto da geografia, como Tales de Mileto, Aristóteles e Ptolomeu.
As grandes navegações e o interesse em demais terras por influência de imperadores e exércitos ajudaram no conhecimento geográfico.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás