I - Esta classe farmacológica conhecida como "lucaste" tem como mecanismo de ação o antagonismo dos receptores de cisteinil-leucotrieno (CistLT), e os representantes desta classe são o Zafirlucast, o Monteluscaste, entre outros.
Contudo,
II - Nota-se, que esta classe de fármacos são menos eficazes que os agonistas beta 2 na promoção da broncodilatação, assim como, os corticoides no efeito antiinflamatório, e a família dos "lucastes" tem como principal reação adversa (em grau leve), alterações no TGI e dor de cabeça.
Após você ter analisado as asserções acima, indique dentre as alterativas abaixo a correta:
As asserções I e II são falsas.
Não existem mecanismo de ação, tampouco reações adversas, o medicamento sempre fará sua ação.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
Respostas
Resposta:
Alternativa D. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
Os agentes modificadores da ação de leucotrienos constituem uma classe de medicamentos para o tratamento da asma, promovendo uma combinação de ações preventivas da inflamação brônquica e broncodilatadoras de alívio. Dentre essa classe de medicamentos estão presentes a classe farmacológica conhecida como "lucaste" a qual inclui o montelucaste e o zafirlucaste.
Uma das estratégias terapêuticas inclui a ação antagonista de receptores do cisteinil-leucotrieno (CistLT). O zafirlucaste e o montelucaste bloqueiam os receptores de leucotrienos e evitam que esses mediadores provoquem reações inflamatórias nas vias aéreas. Portanto, a alternativa I está correta.
O desenvolvimento dos broncodilatadores b2-agonistas de longa ação são mais eficazes que a associação de cortiscoteróide com a classe farmacológica "lucaste". Além disso, entre as principais reações adversas causadas pela família "lucaste" estão presentes a dor de cabeça e infecções do trato respiratório superior. Portanto, a alternativa II está incorreta pois se trata de infecção do trato inferior.