A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é um caráter ligado ao sexo. Nessa característica se observa que o cromossomo X transporta um gene, mas o Y não. Isso nos permite dizer que:
Alternativas
Alternativa 1:
Existem muito mais homens com DMD que mulheres.
Alternativa 2:
Existem muito mais mulheres com DMD que homens.
Alternativa 3:
O número de homens e mulheres com DMD é proporcionalmente igual.
Alternativa 4:
A DMD apresenta caráter recessivo e isso permite que o genótipo possa aparecer em várias genrações.
Alternativa 5:
Embora tenha caráter genético, é altamente influenciado pelo meio ambiente, assim como as demais heranças ligadas ao X.
Respostas
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), que está relacionada a uma mutação no gene que codifica a distrofina. Em geral, os homens são mais afetados, o que está relacionado ao fato de ser uma doença que envolve a herança recessiva ligada ao X.
A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é um caráter ligado ao sexo, e, por estar presente no cromossomo X, é possível dizer que existem muito mais homens com essa doença que mulheres (alternativa 1).
Quando se trata de uma doença recessiva ligada ao cromossomo X, como é o caso da distrofia muscular de Duchenne (DMD), os homens estão mais suscetíveis a desenvolver a doença pelo fato de que apresentam apenas um cromossomo X, pois o outro cromossomo sexual é o Y.
Esse fato faz com que a presença de apenas um cromossomo com o gene da DMD em homens já seja o suficiente para que o indivíduo apresente a doença, mesmo ela sendo de caráter recessivo. No caso das mulheres, é necessário que os dois cromossomos X apresentem o gene da DMD para que ela se manifeste, o que reduz as chances que isso ocorra.
Outra questão sobre heranças ligadas aos cromossomos sexuais:
https://brainly.com.br/tarefa/30933091