os holandeses dominaram pernambuco por quanto tempo e as mudanças e benefícios eles trouxeram para a capital de Pernambuco?
Respostas
Em 1630, os holandeses voltaram com uma força armada de mais de sete mil homens, mas, dessa vez, para atacar Pernambuco. Essa região possuía mais de 100 engenhos e era um dos grandes produtores de açúcar do Brasil. Os holandeses conquistaram facilmente Olinda e Recife, e, ao longo dos anos, expandiram sua colônia para outras regiões do Nordeste.
Essa expansão aconteceu entre 1630 e 1637, chegando a regiões como Paraíba e Sergipe. A partir de 1637, a administração colonial foi entregue a João Maurício de Nassau, um militar alemão. Ele realizou uma série de reformas em Pernambuco e priorizou consideravelmente os principais núcleos urbanos — Recife e Olinda.
Nassau procurou desenvolver a economia açucareira, destruída pela batalha; melhorar as normas de higiene em Recife; aumentar a distribuição de alimentos; incentivar o desenvolvimento científico e artístico em Pernambuco; e garantir a liberdade religiosa nos territórios que controlava. Por outro lado, os holandeses mantiveram a instituição do trabalho escravo.
Os problemas financeiros da Companhia das Índias Ocidentais colocaram em xeque a existência do projeto colonial dos holandeses no Brasil. A intenção de desenvolver uma colônia baseada no comércio fracassou, e o momento que deixou isso perceptível foi o retorno de Maurício de Nassau para os Países Baixos.