De acordo com o professor Paulo Saldiva, a crise hídrica vai se acentuar ao longo do ano. Para ele, essa crise já era prevista há mais de sete anos e acabou chegando sem nenhuma posição definitiva de reformulação da matriz energética, sem levar em conta a possibilidade de geração de energia local, energia eólica, solar, biomassa e principalmente pela redução do consumo energético através de tecnologias de mobilidade e processos mais eficientes de produção.
LEÃO, Izabel. Sustentabilidade e saúde andam juntas e buscam soluções. Jornal da USP, 02 ago. 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/sustentabilidade-e-saude-andam-juntas-e-ambas-procuram-por-solucoes/. Acesso em: 07 out. 2021 (adaptado).
A partir da leitura do excerto e dos conhecimentos apresentados no Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A crise hídrica, bem como a degradação do meio ambiente, é um fenômeno que não se relaciona com as ações humanas (intervenção antrópica).
PORQUE
II. O desequilíbrio ambiental, que ocasiona grandes períodos de estiagem, em sua totalidade, é imprevisível e desprovido de estudos científicos capazes de antevê-lo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
Explicação:
I -FALSA - É exatamente o contrário, a crise hídrica é o resultado da degradação do meio ambiente graças ás ações inconsequentes e irresponsáveis do homem sobre a natureza.
II - FALSA - A ciência vem alertando há muitos anos sobre a crise hídrica, aquecimento global, etc. Existem diversos estudos científicos sobre o assunto.
Sobre as causas e consequências da crise hídrica e os sistemas inferem este fenômeno, temos que as duas asserções são falsas. Sendo assim, a alternativa 5 está correta.
O ser humano age diretamente como uma causa da crise hídrica. Ou seja, há sim, uma ação antropológica.
Uma solução para a crise hídrica no cenário socioeconômico seria o consumo correto das diferentes populações, assim como o tratamento adequado dos órgãos responsáveis.
A redução do consumo de energia reflete no potencial das usinas de energia.
Devemos estabelecer algumas práticas que influenciam no gasto e consumo de energia, principalmente em horários de pico (das 18h às 21h).
A prática de redução do consumo da energia elétrica significa uma manutenção da crise hídrica, visto que as hidrelétricas são fontes de energia.
mais sobre crise hídrica em https://brainly.com.br/tarefa/20836597
As asserções I e II são falsas.