Em uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, composta por 25.000 indivíduos, consstatou-se que a frequência de homozigotos recessivos é 0,64. Admitindo que se trata de lócus bialélico, espera-se que o número esperado de indivíduos heterozigotos do sexo masculino nessa população seja, aproximadamente:
a) 1000
b) 2000
c) 4000
d) 8000
e) 12500
Respostas
A partir dos dados que a questão nos fornece, podemos afirmar que um total de 8000 indivíduos vão possuir esse genótipo. Portanto, a alternativa que iremos marcar é a letra ''D''. E para chegarmos nesse resultado, vamos nos lembrar das duas fórmulas do equilíbrio de Hardy-Weinberg.
- E que fórmulas são essas ?
São duas, a saber :
- Em que :
Tendo conhecimento dessas duas fórmulas, vamos resolver a questão.
Ela nos diz que uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg é composta por 25000 indivíduos, e foi constatado que a frequência de homozigotos recessivos é de 0,64. Admite-se que se trata-se de lócus bialélico e nos pergunta qual é a quantidade de indivíduos que serão heterozigotos nessa população.
Antes de continuarmos, é válido esclarecermos alguns conceitos em relação ao que a questão nos fornece, quando a questão nos diz que se trata de um lócus bialélico, quer dizer que existem 2 alelos para um determinado gene, usaremos como exemplo a letra A, então como se trata de um lócus bialélico serão 2 alelos para esse gene A, ou seja, o alelo dominante ''A'' e o alelo recessivo ''a''. E quando a questão nos informa que a frequência de homozigotos recessivos, ele quer dizer que 64% da população possui o genótipo homozigoto recessivo (aa).
Tendo esclarecido esses conceitos, prosseguiremos com a resolução.
Se a questão nos disse que a frequência de homozigotos recessivos é de 0,64, então nós sabemos que a frequência do alelo recessivo ''q'' é de 0,8, isso porque se ela é homozigota recessiva, então ela recebe 2 alelos recessivos, sendo assim, para encontrar a frequência do alelo recessivo, basta encontrarmos a raiz quadrada de 0,64 que é 0,8 isso porque :
E se nós sabemos que a frequência do alelo recessivo ''q'' é de 0,8, por tabela, pela primeira fórmula, nós podemos inferir que a frequência do alelo dominante ''´p'' vai ser de 0,2. Isso porque pela primeira fórmula :
Pronto, nós descobrimos a frequência dos 2 alelos ''p'' e ''q'', agora para encontrarmos a quantidade de heterozigotos, basta aplicarmos o que possuímos na segunda fórmula do equilíbrio de Hardy-Weinberg :
- Aplicando na segunda fórmula :
- Certo, mas como fazemos para descobrir a quantidade de heterozigotos nessa população ?
Perceba que :
Sendo assim, nós descobrimos que 32% da população serão heterozigotos (Aa) e para descobrirmos o total de indivíduos com esse genótipo, basta montarmos uma regra de 3 simples :
- Montando a regra de 3 :
- Meios pelos extremos :
Em suma, a partir dos cálculos realizados e tendo conhecimento acerca das equações de equilíbrio de Hardy-Weinberg, nós podemos afirmar que um total de 8000 habitantes serão heterozigotos, e isso equivale a 32% de um total de 25 000 habitantes.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/50889931
https://brainly.com.br/tarefa/49350270
https://brainly.com.br/tarefa/48589436
Bons estudos e espero ter ajudado :)