(UDESC 2020/1)A expansão das multinacionais pelo mundo, decorrente da expansão do capitalismo, produziu mudanças significativas nas relações econômicas e comerciais entre os países, alterando a participação deles na Divisão Internacional do Trabalho (DIT).Analise as proposições sobre a expansão das multinacionais e a Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Assinale as alternativas corretas.
a)As multinacionais que se instalam nos países menos desenvolvidos atuam em setores tradicionais, como informática, microeletrônica, biotecnologia e aero espacial.
B)Até aproximadamente meados do século passado, a produção industrial concentrava-se em um número restrito de países, entre eles Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão. Grande parte desta produção industrial destinava-se ao abastecimento do mercado interno, e o restante era exportado para os países menos industrializados e de economia primária.
C)Com a expansão das multinacionais, a partir da segunda metade do século XX, muitas empresas se instalaram em países de economia, essencialmente, industrial, como Brasil, Argentina, México, África do Sul e Índia.
D)A DIT representa a especialização produtiva de cada país na economia e no comércio internacional, ou seja, como cada país está inserido, internacionalmente, na produção e na comercialização de produtos e mercadorias.
Respostas
respondido por:
4
A expansão das empresas multinacionais, de origem de países desenvolvidos, com a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), evidenciou o processo de globalização, se instalando, principalmente, em países em desenvolvimento, como o Brasil (Alternativa C).
A DIT representa a divisão estabelecida pelos países mais desenvolvidos, com a proposta de oficializar as trocas comerciais no mundo inteiro, segmentando os países conforme suas funções, de forma que as multinacionais se deslocaram para países menos desenvolvidos, por conta da mão-de-obra mais barata e grande mercado consumidor.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás