Respostas
Resposta:
O feudalismo foi a forma de organização social e econômica instituída na Europa Ocidental entre os séculos V a XV, durante a Idade Média. Baseava-se em grandes propriedades de terra, chamadas de feudos, que pertenciam aos senhores feudais, e a mão de obra era servil.
Com a queda do Império Romano do Ocidente e a invasão dos povos bárbaros entre os séculos IV e V, a Europa atravessou um período de ruralização, isto é, os moradores da cidade se deslocaram para o campo, fugindo da instabilidade provocada pela movimentação dos bárbaros.
A partir do século XV, o feudalismo entrou em crise por conta das mudanças ocorridas na Europa, como os renascimentos cultural, urbano e comercial.
O feudalismo foi um sistema político que predominou em praticamente toda a Europa Ocidental, antes de surgir o estado moderno. Durou entre os séculos 12 e 13.
A sociedade daquela época era basicamente formada por:
Clero, nobres e servos. O primeiro unia a sociedade, o segundo tinham terras e serviam os reis, e o terceiro trabalhavam manualmente nas terras em troca de proteção.
O rei tinha o poder descentralizado e os senhores feudais possuíam os feudos(lotes de terras dados pelo rei)
A principal unidade econômica de produção era o feudo, que se dividia em três partes distintas: a propriedade individual do senhor, chamada manso senhorial ou domínio, em cujo interior se erigia um castelo fortificado; o manso servil, que correspondia à porção de terras arrendadas aos camponeses e era dividido em lotes denominados tenências; e ainda o manso comunal, constituído por terras coletivas - pastos e bosques -, usadas tanto pelo senhor quanto pelos servos