O conceito socioantropológico da surdez apresenta uma ideologia contrária à visão clínico-terapêutica, que propõe o diagnóstico médico precoce e terapias de reabilitação, como treinamento de habilidades de leitura labial e defeitos da fala como única forma de inclusão social. Sobre o conceito socioantropológico da surdez, pode-se afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Possui a concepção da surdez como diferença linguística, considerando que os surdos são capazes de aprender e interagir na sociedade por meio da língua de sinais de seu país
b. Possui a concepção da surdez exclusivamente como um tipo de problema social sem relação com sua patologia audiológica
c. Possui a concepção de que os surdos, usuários da língua de sinais, são incapazes de aprender a linguagem escrita e participar da sociedade
d. Possui a concepção da surdez exclusivamente como um tipo de patologia audiológica, sem considerar que esta patologia determina um funcionamento sociocultural alternativo
e. Possui a concepção da surdez como um tipo de patologia audiológica na qual os surdos deveriam desenvolver a fala para poderem viver em sociedade.
Resposta letra A.
Respostas
Resposta:
Possui a concepção da surdez como diferença linguística, considerando que os surdos são capazes de aprender e interagir na sociedade por meio da língua de sinais de seu país.
Explicação:
O princípio do conceito sócio antropológico é considerar a surdez como diferença cultural. Os surdos não são considerados apenas deficientes que precisam de uma inclusão social nesta perspectiva constituem um movimento social organizado que exige seus direitos civis e sociais e a valorização de sua identidade e cultura. Não estão subordinados ao ouvintismo cultural.
Sobre o conceito socioantropológico de surdez, a alternativa que apresenta a afirmação correta é: letra a).
Explicação sobre o conceito sociológico de surdez
Diferentemente da visão clínico-terapêutica, que considera os surdos como portadores de uma deficiência e que defende que eles devem buscar formas de superá-la para se incluírem socialmente (como a leitura labial), a abordagem socioantropológica considera a surdez como uma diferença linguística.
Nesse sentido, essa visão defende que pessoas surdas não são portadoras de uma deficiência incapacitante, mas sim pessoas perfeitamente capazes de viver em sociedade, apenas com uma forma de expressão linguística diferente (língua de sinais).
Dessa forma, cabe à sociedade aceitar essa diferença linguística e se adaptar a ela (com aulas sobre língua de sinais nas escolas, por exemplo), e não à pessoa surda buscar formas de superar sua deficiência para conviver socialmente.
Para saber mais sobre o conceito socioantropológico de surdez, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/14986643