• Matéria: Português
  • Autor: venommendes1
  • Perguntado 3 anos atrás

NO DIA 21 DE JANEIRO, o biólogo Lucas Ferrante, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, o Inpa, avisou pessoalmente o prefeito de Manaus, David Almeida, do Avante, sobre o risco iminente de uma terceira onda de contaminação pela covid-19 na capital do Amazonas. (...) Ele e outros sete pesquisadores elaboraram um modelo epidemiológico a partir das taxas de transmissão da nova variante do vírus no Amazonas, a reinfecção por perda de imunidade apresentada em pacientes após seis meses e os cenários de vacinação e isolamento social do estado. O estudo (...) sinaliza a necessidade urgente de lockdown em Manaus e aponta para uma terceira onda de contaminação mais longa e que, potencialmente, pode causar mais mortes do que a observada em 2020. O aviso dos pesquisadores pode parecer repetitivo; como tem sido a postura das autoridades. Em agosto, o grupo de cientistas já havia publicado um artigo na Nature Medicine, uma das principais revistas científicas do mundo, prevendo a segunda onda que agora atinge o Amazonas. Foram tachados de alarmistas. A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Rosemary Costa Pinto, que esteve em pelo menos três reuniões em que a segunda onda foi alertada, foi uma das pessoas que negou as orientações dos especialistas. Em 22 de janeiro, após Ferrante avisar o prefeito de Manaus sobre a terceira onda, ela morreu de covid, aos 61 anos.

De acordo com o texto, a respeito da situação da cidade de Manaus
a) há chances de um novo lockdown (isolamento social total) para a cidade em virtude do aumento de casos de contaminação e de mortes pelo vírus da COVID-19.

b) há necessidade de um novo lockdown (isolamento social total), haja vista a diminuição do número de casos de contaminação e de mortes pelo vírus da COVID-19.

c) não há urgência na realização de um lockdown, tendo em vista que há controle sobre o número de casos de contaminação e de mortes pelo vírus da COVID-19.

d) há o risco de uma nova onda de contaminação e de mortes pelo vírus da COVID-19 decorrente do descuido da população em geral.

____________________________________

Respostas

respondido por: andersondias2502
1

Resposta: letra A

Explicação: interpretação de texto!

Perguntas similares