1. Vemos na notícia acima que a migração externa de pessoas está cada vez mais crescente em alguns lugares do mundo. Analise a situação exposta acima, pesquise nas fontes que você tem acesso e escreva sobre alguma fato noticiado recentemente envolvendo a migração externa.
me ajudem
Respostas
respondido por:
4
A crise migratória chegou a marca de 70,8 milhões de pessoas fugindo de situações de guerras, conflitos e perseguições (dados de 2018 do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados - ACNUR).
Vários países estão passando por uma onda migratória, entre eles:
- Síria: guerra iniciada em 2011 (e ainda existente) e contra o governo do ditador Bashar al-Assad. Milhões de refugiados por toda a Europa, ultimamente a crise dos refugiados está nas fronteiras da Polônia e Bielorrússia, com diversos imigrantes perdidos nas florestas cobertas de neve. A Bielorrússia está sendo acusada de repatriação de imigrantes.
- Venezuela: crise econômica grave resultado dos projetos políticos do ditador Nicolás Maduro e, até 2019, eram 4 milhões de imigrantes. Muitas empresas foram nacionalizadas, a inflação explodiu e não há produção de riqueza no país com as maiores reservas de petróleo do mundo, desde meados de 2013. Até 2019, o Brasil recebeu 178 mil solicitações de refúgio de venezuelanos. Roraima é o estado brasileiro que mais recepciona estes imigrantes. Chile também está recepcionando uma quantidade alta de refugiados.
- Haiti: a crise do Haiti se iniciou com os grandes terremotos de 2010 e abril deste ano. O país tem uma extrema pobreza e os terremotos pioraram a infraestrutura do país. Além disso, uma crise política no país com com a dissolução do parlamento, a falta de eleições parlamentares e o assassinato do presidente Jovenel Moise (em julho de 2021) aumentaram a instabilidade. Os principais destinos dos refugiados são os Estados Unidos, Brasil e Chile.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás