São considerados os mais representativos Existencialistas de seu pais França : *
a) Sartre e Kant.
b) Sartre e Simone de Beauvoir.
c) Simone de Beauvoir e Frida Kallo.
d) Heidegger e Sartre.
e) Rousseau e Sartre
Respostas
Resposta:
Tem estréia prevista para o próximo dia 23 de maio, em São Paulo, a peça "Frida", inspirada na vida da pintora mexicana Frida Kahlo. O texto foi escrito em espanhol, por dramaturgo desconhecido no Brasil, o argentino Ricardo Halac, 60, a pedido da atriz Mika Lins, 30.
Halac disse à Folha que o embrião de sua peça é o triângulo amoroso Frida Kahlo, Diego Rivera e a atriz Maria Félix, com certo destaque para o fantasma de Leon Trótski, que foi amante de Kahlo.
Halac opõe o casal Kahlo-Rivera a Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir. "Trata-se de um casal que foi modelo para muitas coisas, que foi apaixonado e erótico ao mesmo tempo que intelectual, e entre eles a competitividade era criativa. Um precisava do olhar do outro sobre seu trabalho", diz.
O dramaturgo afirmou ainda que sua "Frida" não é uma história linear: "a cenografia constará de uma cama especial, uma cadeira de rodas e um cavalete. Trata-se de sugerir o mundo simbólico de Frida, onde a realidade, a fantasia e o sonho se misturam".
A direção do espetáculo é de Fauzi Arap e Marcus Alvisi.
(MF)
Explicação:
Resposta:
É d)
Explicação:
Heidegger: A partir da obra de Kierkegaard e da crítica à história da filosofia, Heidegger (1889-1976) vai desenvolver a ideia de que o ser humano pode experimentar uma existência autêntica ou inautêntica.
O que determinará esta existência será sua atitude face à morte e as escolhas que tomará diante a finitude de sua vida.
O ser humano não é o senhor dos seres, mas o pastor do ser.
Sartre: Um dos maiores representantes do existencialismo, Sartre (1905-1980) foi filósofo, escritor e crítico francês. Para ele, estamos condenados a ser livres:
Condenado porque não se criou a si próprio; e, no entanto, livre, porque uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo quanto fizer.