a) Em que governo ocorreu o nascimento de Jesus?
b) Em que era baseada a pregação de Jesus?
c) Quem foram os primeiros adeptos no início de sua missão?
d) O que acontecia quando os cristãos se recusar sem adorar os Deuses Romanos?
e) O que fez o Imperador Constantino em 313 em Roma ?
f) O que fez o Imperador Teodósio em 395 em Roma
g) Quais as funções que desempenhou a igreja na Idade Média?
h) Quais os tipos de impostos pagos durante o feudalismo?
i) Qual era a base da economia feudal?
j) Como funcionava a propriedade feudal e quais as construções que ficavam ao lado do Castelo?
Respostas
a ) Filho de José, um carpinteiro, e de Maria, que segundo o dogma cristão, foi concebida pelo Espirito Santo, nasceu no final do reinado de Herodes Antipas, que acabou em 4 a.C. quando Roma dominava a Palestina.
b ) A pregação de Jesus era fundamentalmente o anúncio do Reino de Deus. Suas exortações, parábolas, profecias e mesmo as bem-aventuranças, eram centradas e direcionadas no Reino de Deus, buscando explicá-lo, anunciá-lo ou mesmo realizá-lo no mundo. Cabe aos cristãos, uma vez que se declaram seguidores e imitadores de Jesus, buscarem compreender o Reino na pregação de Jesus, a fim de que seu ministério tenha continuidade em plena integridade, de modo que a igreja seja de fato o corpo de Jesus Cristo no mundo. A pregação cristã, portanto, deve incorporar a pregação de Jesus do Reino de Deus.
c ) O Ministério de Jesus, chamado também de vida pública de Jesus, começa, segundo os evangelhos canônicos, com o seu batismo na região rural da Judeia romana, perto do rio Jordão, e termina em Jerusalém depois de sua última ceia com seus discípulos.
d ) Com frequência, os cristãos tinham a oportunidade de evitar punições adicionais oferecendo sacrifícios publicamente ou queimando incenso aos deuses romanos, e eram acusados pelos romanos de impiedade quando recusavam. A recusa foi punida com prisão, tortura e execuções.