O Schistosoma mansoni é um platelminto da Classe Trematoda, caracterizado por apresentar indivíduos machos e fêmeas. Após a cópula, os ovos são liberados para o ambiente pelas fezes do hospedeiro. Porém o ciclo de vida deste parasita é dependente da presença de cursos de água e do caramujo do gênero Biomphalaria (Fonte: o professor, 2021).
Com base no assunto apresentado no texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O ciclo de vida do Schistosoma mansoni é considerado heteroxênico. Neste processo a larva gerada no hospedeiro intermediário, e a única capaz de infectar o ser humano, é denominada cercaria.
PORQUE
II- A larva cercária tem a capacidade de romper a estrutura da pele do ser humano, através da secreção de proteases, e atingir a corrente sanguínea.
A respeito das asserções e a relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Sobre parasitas podemos afirmar que As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
O Schistosoma mansoni apresenta como o seu hospedeiro definitivo o homem onde ele faz o processo de eliminação dos ovos do vermos através de suas fezes.
COMO FUNCIONA O PARASITA SCHISTOSOMA MANSONI?
Eliminadas pelas fezes os ovos liberam as largas.
Em seguida elas podem se penetrar em outros hospedeiros como os caramujos, considerados como os hospedeiros intermediário, e fazerem o processo de multiplicação.
A larga é gerada no hospedeiro intermediário sendo a única capaz de fazer o processo de infecção do ser humano.
Esse processo se chama cercaria. Isso acontece porque a larva cercária tem a capacidade de fazer o rompimento da estrutura da pele humana.
Saiba mais sobre parasitas em https://brainly.com.br/tarefa/22014466
Espero ter ajudado.