1) (10,00 pontos) Atualmente, são muitos os casos de sucesso no agronegócio brasileiro. Alguns caracterizam-se como invenção e outros, como inovação. Neste contexto, uma propriedade no interior de Pernambuco situado em uma região semi-árida possuía uma pastagem de Brachiaria e sofria com a falta de chuva em alguns períodos do ano. Após um curso realizado por uma jovem agricultora da família, verificou-se uma forrageira específica para a região: a palma. Ela era vendida como planta ornamental, mas após o conhecimento dessa forrageira que contém em média 90% de água, verificou-se para a propriedade uma valiosa contribuição no suprimento desse material para os animais da propriedade. Além disso, a propriedade também irá comercializar a palma excedente na região, pois não há vendedor especializado. Segundo o contexto relatado e com os conhecimentos que você adquiriu na Unidade Curricular, responda aos questionamentos a seguir. a) A mudança de forragem na propriedade pode ser caracterizada como uma invenção ou uma inovação? b) Aponte as caraterísticas desta mudança que comprovem tratar-se realmente de uma inovação ou invenção. c) Qual outro "pacote" de Boas Práticas Agrícolas que poderia ser aplicado nesta propriedade? d) Como a informática e a internet poderiam auxiliar a produtora para a implantação desta nova forrageira?
Respostas
Resposta:
a) Inovação
b) Para se consolidar como inovação, além de ser totalmente nova ou apresentar melhorias significativas, a invenção deve ser aceita comercialmente pelo mercado consumidor.
c) Uso adequado de máquinas e implementos agrícolas; melhoramento genético e da fertilidade do solo; o controle de pragas, doenças e plantas daninhas; as práticas de manejo conservacionista do solo; as melhorias significativas na ambiência, genética e nutrição animal.
d) Através da produção de aprimoramentos de processos, qualidade final do produto, novos arranjos logísticos ou organizacionais. Dessa forma, empresas que adotam tecnologias já
empregadas no mercado são consideradas difusoras de tecnologias. A maioria dessas tecnologias foram desenvolvidas para outros fins e posteriormente adaptadas para uso na agropecuária, resultando em grandes melhorias no
processo produtivo.
FONTE: SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Curso técnico em agronegócio: tecnologia e inovação na
agropecuária / SENAR, PRONATEC, Rede e-Tec Brasil. – Brasília (DF):
SENAR, 2016. – (SENAR Formação Técnica)
104 p. : il.
Explicação:
a) A introdução da palma como folhagem para os animais caracteriza-se como um processo de inovação, onde se adaptou um recurso já existente (palma) para um novo uso, solucionando o problema.
b) O agricultor precisava resolver o problema da falta de água da região para os seus animais. Usando os conhecimentos adquiridos, ele usou a palma, um recurso já existente na região mas que era usado para outro propósito. Dessa forma, ele transformou o uso da planta, resolveu seu problema e ainda começou a lucrar com a solução encontrada ao vender o excesso de palma para os outros agricultores da região.
c) Uma das Boas Práticas Agrícolas é utilizar-se das técnicas de manejo do solo adequadas para preservação daquele espaço. É necessário trabalhar na terra esperando o tempo correto entre cultivo e analisando o solo e clima da região onde serão plantadas as palmas.
d) Pode-se utilizar das tecnologias para controlar o armazenamento e estoque das palmas, uma vez que agora o excesso será comercializado. De forma digital, evita-se que falte o insumo para os animais ou que seja produzido mais do que a demanda da região necessita. Também pode-se utilizar das tecnologias para acompanhar todas as fases do cultivo, ajudando na tomada de decisão.
Você pode aprender mais sobre inovação aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/48127791
Espero ter ajudado!