Cidadania e direitos das mulheres
No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 é defendida a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Todavia, em muitos países, a discriminação contra as mulheres ainda é uma realidade.No Brasil, a desigualdade de gêneros está interligada com as desigualdades raciais. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, a maior parte das pessoas mais pobres na sociedade brasileira são mulheres negras, que têm inclusive a responsabilidade de cuidar, sozinhas, dos filhos.Essa situação reproduz um círculo vicioso difícil de ser quebrado. Por outro lado, devido à discriminação, por serem mulheres e por serem negras, elas têm mais dificuldade que outras pessoas pobres em se inserir no mercado de trabalho; por outro lado, devido ao subemprego ou ao desemprego crônico, as mulheres negras têm mais dificuldade que outras pessoas para saírem dessa situação de pobreza. [...].
(GRANGEIRO, Cândido. Cenas da história: volume 1: ensino médio/Cândido Grangeiro. – São Paulo: Palavras Projetadas Editoriais, 2006).
Com base no texto acima, reflita sobre o tema exposto e elabore uma pequena redação (MÍNIMO 7 LINHAS) a respeito tanto desigualdade racial quanto da desigualdade entre homens e mulheres no Brasil.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
- A parte das partes mais pobre na sociedade brasileira são as mulheres negras.
- Elas têm mais dificuldades que outras pessoas (homens) pobres, em se inserir no mercado de trabalho.
- Por outro lado, devido ao subemprego ou ao desemprego crônico.
- As mulheres negra têm mais dificuldades que outras pessoas para sairem dessa situação de pobreza.
- As mulheres têm inclusive a responsabilidade de cuidar, sozinhas dos filhos.
- Essa situação reproduz um circúlo vicioso difícil de ser quebrado.
- Por outro lado, devido a descriminação, por ser mulheres e por ser negras.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás