Marque a alternativa que NÃO é uma das causas da Crise do sistema colonial brasileiro:
A) Vinda da família real para o Brasil, em 1808
B) Presença dos ideais iluministas na América
C) Movimentos sociais que questionavam o poder da metrópole
D) O assassinato de Francisco Ferdinando, em 1914
Respostas
Resposta correta letra D
Principais causas da crise do sistema colonial Brasileiro:
- Fim do Absolutismo na maior parte dos países europeus. Os ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade”, trazidos pela Revolução Francesa se espalharam pelas colonias, que começaram a questionar e enfrentar o poder das metrópoles.
- O crescimento da burguesia comercial no Brasil, que queria liberdade econômica para fazer crescer seus negócios. Com o Pacto Colonial, imposto pela Coroa Portuguesa, a burguesia não conseguia atingir seus objetivos.
- Influência dos ideais do Iluminismo, que motivaram muitos brasileiros (principalmentes intelectuais) a se organizarem para lutarem contra a opressão metropolitana e pela independência do Brasil. Várias revoltas emancipacionistas ocorrem no Brasil na segunda metade do século XVIII.
- Aumento da exploração da Coroa Portuguesa, através da cobrança de altos impostos e taxas, principalmente nas regiões auríferas. A revolta dos brasileiros acabou sendo o estopim para movimentos como a Conjuração Mineira (1789).
- Pressões do Reino Unido para que o Brasil se tornasse independente, tornando-o mercado consumidor dos manufaturados britânicos.
- Vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil em 1808. O governo de D. João VI deu maior autonomia para o Brasil e criou condições para um afrouxamento do sistema colonial.