Na cidade de São Paulo, as ilhas de calor são responsáveis pela alteração da direção do fluxo da brisa marítima que deveria atingir a região de mananciais. Mas, ao cruzar a ilha de calor, a brisa marítima agora encontra um fluxo de ar vertical, que transfere para ela energia térmica absorvida das superfícies quentes da cidade, deslocando-a para altas altitudes. Dessa maneira, há condensação e chuvas fortes no centro da cidade, em vez de na região de mananciais. A imagem apresenta os três subsistemas que trocam energia nesse fenômeno
No processo de fortes chuvas no centro da cidade de São Paulo, há dois mecanismos dominantes de transferência de calor: entre o Sol e a ilha de calor, e entre a ilha de calor e a brisa marítima
explique quais os processos de propagação de calor envolvidos na situação citada acima
Respostas
Os processos de propagação de calor são: Irradiação entre o Sol e Ilha de calor e Convecção entre a ilha de calor e Brisa Marítima.
Vamos aos dados/resoluções:
O calor acaba sendo a energia térmica que acaba oscilando entre sistemas e corpos, onde os mesmos independem de temperaturas, lembrando que o calor sempre vai do corpo mais "quente" para o que se encontra mais "gelado".
Com isso, Entre o Sol e a ilha de calor, teremos: a irradiação que funciona como a propagação de calor por meio de ondas eletromagnéticas que existam na região do infravermelho, até porque todo e qualquer corpo projeta radiação térmica.
Enquanto que entre a Ilha de Calor e a Brisa Marítima acontece: a Convecção térmica, que é uma projeção de calor que se expande transportando matéria e dessa forma, deslocando partículas (acontecendo em meios fluidos = líquidos e gases).
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)