Assinale a alternativa que apresenta os íons presentes e a fórmula do composto, quando ocorre a ligação entre os átomos dos elementos químicos ₁₃Al e ₈O * 4 pontos a) Al³⁺ e O²⁻; Al₂O₃. b) Al³⁺ e O²⁻; Al₃O₂. c) Al³⁺ e O²⁻; AlO. d) Al⁺ e O⁻; AlO. e) Al²⁺ e O³⁻; Al₃O₂.
Respostas
Resposta:
Alternativa A) Al³⁺ e O²⁻; Al₂O₃.
Explicação:
Primeiramente, é aconselhável analisar as distribuições eletrônicas de ambos os elementos:
₁₃Al = 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p¹;
₈O = 1s² 2s² 2p⁴.
Sob o ponto de vista da Química, para que algum átomo atinja a sua estabilidade, é necessário que ele adquira a configuração eletrônica de um gás nobre, que é representada, a grosso modo, pela presença de 8 elétrons na última camada eletrônica.
Em relação aos dois elementos acima, pode-se perceber que:
- O alumínio é um elemento metálico. Por isso, ele tende a formar cátions (íons de carga positiva), o que significa perder elétrons. No seu último nível de energia, ele apresenta 3 elétrons. Logo, ele os doará para outro átomo, ficando com carga 3+;
- O oxigênio, por sua vez, é um ametal. Por isso, ele tende a formar ânions (íons de carga positiva), o que significa ganhar elétrons. No seu último nível energético, ele apresenta 6 elétrons. Então, ele receberá 2 elétrons de outro átomo, ficando com carga 2-.
A ligação química envolvida entre esses elementos é iônica (metal + ametal). O composto a ser formado seria, teoricamente, Al³⁺O²⁻. Porém, + 3 - 2 = +1. A soma das cargas dos íons devem sempre ser nulas. Para "consertar" essa anulação, há o macete de cruzamento das cargas a fim de se formem os índices de cada elemento. Em outras palavras, o 3+ do Al "vira" três átomos de O, enquanto o 2- do O "vira" dois átomos de Al. Forma-se, a partir desse procedimento, o Al₂O₃.
Com as novas alterações, três ânions de oxigênio totalizam carga -6 (3*-2 = -6), e dois cátions de alumínio apresentam carga +6 (2*3 = +6). +6 - 6 = 0. A fórmula química do composto formado (Al₂O₃) está, portanto, correta!