Respostas
Resposta:
¡Hola! Próspero 2022! ☀
# ANTROPOFÁGICO (1920)
Antro- (ánthropos) = "homem"; (-phago) = "eu como"; Antropófago = "homem que como homem"
Foi um idealizado pelo marido da Tarsila (o Poeta Oswald de Andrade), e o objetivo era deixar de copiar tudo o que o Europeu fazia, e passar a valorizar o que havia no Brasil (mas sem ignorar o que há lá "fora"), por isso "Antropofágico", ou seja, devorar a sí mesmo, a própria Cultura Brasileira que é uma grande mistura.
# PAU-BRASIL (1924)
Foi um movimento poético, inclusive Oswald lançou o seu primeiro livro de poesias em 1925 chamado "Pau-Brasil", e a Tarsila ilustrou. Buscava inovar na Poesia, misturando o Primitivo e o Moderno daquela época, o Nacional e o Estrangeiro, juntos, sem conflito.
# MODERNISMO (1922)
Sem dúvidas este é o mais famoso quando se fala da pintora, oficialmente marcou início em Fevereiro de 1922, na Semana de Arte Moderna. O Modernismo no Brasil são estilos como o Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo, Surrealismo... (chamados de "Vanguardas Européias") valorizando com o que há de Brasileiro no Brasil.
☀ Explicação:
Todos os movimentos que a Tarsila participou tem algo em comum: a VALORIZAÇÃO do Brasil, e este valorizar não significa entrar em uma "competição" Brasil vs. Europa.