2. A teoria dos Miasmas surgiu na Idade Média e considerava que as doenças eram causadas por odores tóxicos, venenosos, gases mortais ou resíduos nocivos, que se originavam na atmosfera ou na terra, através do lençol freático e eram levadas através do vento até o indivíduo, causando doença. Com base nessa informação, analise as sentenças a seguir: I- A teoria da geração espontânea foi aceita por muito tempo. Nesta teoria, acreditava-se que os vermes eram gerados espontaneamente da matéria em decomposição.
II- A teoria dos miasmas foi descrita por padres e não por cientistas.
III- Essa teoria apesar de não ter cunho científico e mesmo considerada uma teoria sem nexo e errônea, ajudou a salvar muitas vidas.
IV- Essa teoria não foi aceita entre a população, gerando revolta e morte.
Agora, analise a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.
Respostas
Conforme a questão elucida, a teoria miasmática imperou por muitos séculos defendia que as doenças eram causadas por essências putrefatas que viriam pelo ar, muitas vezes oriundas de lixo ou cadáveres em decomposição.
Sendo assim, a alternativa correta é a C: As sentenças I e III estão corretas.
Teoria Miasmática
No passado não se sabia a causas da doenças, nem mesmo sabiam da existência de microrganismos - tudo era explicado por meio da religiosidade e da mitologia.
Cientistas da antiguidade, observando as condições onde as doenças se propagavam. O médico grego Hipócrates concluiu que as doenças estavam ligadas com condições insalubres, e atribuiu isto ao que ele chamava de miasmas, que seriam essências putrefatas que rondavam pelo ar e pela água e causavam as doenças quando entravam em contato com pessoas saudáveis.
Por muitos séculos, a teoria miasmática seguiu com força não apenas na Grécia como na Europa como um todo, com milhares de adeptos tanto entre os cientistas quanto entre a população geral.
Teoria Microbiológica
A partir da invenção do microscópio e os estudos de nomes como Pasteur comprovando sobre a influência de seres microscópicos nos acontecimentos, foi a vez do alemão Robert Koch comprovar de vez a relação entre os microrganismos e as doenças com uma série de experimentos em meados do século XIX.
Desde momento em diante, novos microrganismos foram descobertos como causadores de doenças importantes para a humanidade, e novos tratamentos puderam ser pensados visando livrar o doente da ação desses microrganismos.
A teoria miasmática foi então desbancada e a teoria microbiológica é mantida até os dias de hoje.
Para mais estudos, veja:
https://brainly.com.br/tarefa/16206387
Bons estudos!