Ada Lovelace elaborou um algoritmo muito antes da existência de um computador como conhecemos hoje. Como isso foi
possível?
Respostas
Resposta:
Costumamos entender o mundo da ciência e da tecnologia com sendo um “clube do bolinha”, e essa impressão vem porque essas áreas são historicamente dominadas por estudiosos e profissionais do gênero masculino. Mas, mesmo que as mulheres do passado não tenham tido as mesmas oportunidades dos homens para entrar nesses segmentos, algumas talentosas e afortunadas conseguiram não somente atuar como cientistas, como ainda se destacaram na história da tecnologia.
E uma delas foi a Condessa de Lovelace, conhecida como Ada Lovelace - a matemática que criou o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, sendo a primeira programadora da história. Sim, Lovelace foi a primeira pessoa programadora de todos os tempos, e não apenas a primeira mulher a escrever um código.
Tudo isso aconteceu muito antes do ser humano sequer conceber a ideia de existir um computador pessoal (que dirá smartphones), lá no século XIX. A relevância da criação de Lovelace é tamanha que há diversos anos em todo dia 15 de outubro é comemorado em todo o mundo o Ada Lovelace Day - data criada por Suw Charman-Anderson para celebrar e espalhar mundo afora as conquistas de mulheres na ciência, inspirando outras a seguirem carreira nessa área.