A estrutura básica da DRE (Demonstração dos Resultados do Exercício) foi definida na lei 6.404/1976. No entanto, em 2007, com a lei 11.638 e em 2009, com a lei 11.941, as normas internacionais de contabilidade foram introduzidas no país. Assim, o que mudou na estrutura básica da DRE com as normas internacionais?
Escolha uma opção:
a. Ocorreram poucas alterações.
b. Deixou de existir o lucro bruto.
c. As despesas não são mais descontadas do resultado.
d. A ordem de exposição das contas mudou, a DRE antiga começava das vendas e ia até o lucro líquido por ação e com as normas internacionais, agora começa do lucro líquido por ação e vai até as vendas.
e. Deixou de existir o lucro líquido.
Respostas
Explicação:
resposta selecionada: A) nao houve alteracoes
Feedback da resposta: Comentário: com a introdução das Normas Internacionais de Contabilidade no Brasil, praticamente não houve alterações na estrutura básica da DRE, sendo que houve poucas modificações, conforme é demonstrado no livro-texto. A alternativa “b” insinua um aspecto importante: houve a introdução de uma nova demonstração, a Demonstração do Resultado Abrangente, que essa sim tem sua ordem “invertida”, começa do lucro líquido por ação e vai às vendas. Observações: a Demonstração do Resultado Abrangente será estudada em outras disciplinas que virão nos cursos de administração e ciências contábeis. A seguir, em complemento, observe a estrutura básica de uma DRE (modelo sugestivo) conforme o pronunciamento CPC 16: