Somos seres sociais, contudo percebemos uma onda de situações que falam o contrário. Vemos na grande mídia diversas notícias de conflitos por coisas tão pequenas e que poderiam ser resolvidas pelo diálogo. Diante do que você tem acompanhado, descreva qual o seu pensamento sobre o que pode ser feito para transformar a sociedade em que vivemos usando o conhecimento filosófico e sociólogico que você adquiriu ao longo da sua vida. Justifique e argumente sua resposta.
Respostas
Resposta:
Explicação:
O ser humano é um ser social por natureza, ele não existe de forma isolada. Nós precisamos uns dos outros para existirmos dentro de um contexto social.
Por isso que ao falarmos de sociedade precisamos também falar de normas e regras sejam estas regras éticas ou morais, mas que existam para limitar a ação humana.
O homem sendo um animal racional tende a usar a sua razão para beneficio próprio, como se fosse um instinto de sobrevivência. Por isso as leis existem para limitar nossas ações.
Mas as leis por si próprias não podem fazer nada é preciso que o homem interiorize isso em si, daí se faz necessário a existência de instituições que ajudem o homem nessa etapa. Uma dessas instituições sociais é a igreja no qual contribui para que o homem busque sempre o melhor não apenas para si, mas também para o seu próximo.
Uma vez que seu principal mandamento é amar o próximo como a si mesmo. O diálogo por si só não resolve o problema interno do homem, mas a medida em que o homem abandona seus desejos internos isso reflete externamente. De modo que ele passa a viver em sociedade de forma natural.