Para a reação A(g) + 2B(g) = produto foram obtidos os seguintes dados cinéticos. Utilize os dados para prever a velocidade da reação para o experimento 4. * 2 pontos Imagem sem legenda 5,40 4,28 2,57 1,79 0,84Para a reação A(g) + 2B(g) = produto foram obtidos os seguintes dados cinéticos. Utilize os dados para prever a velocidade da reação para o experimento 4.
a)5,40
b)4,28
c)2,57
d)1,79
e)0,84
Respostas
A velocidade de reação para o experimento 4 é 0,84 mol. L-1.s-1 (letra e).
Para responder corretamente a questão, é necessário saber um pouco mais sobre Lei da velocidade das reações químicas.
Lei da velocidade das reações químicas
Por definição, a velocidade de uma reação química pode ser definida como a multiplicação das concentrações iniciais de cada reagente (em mol. L-1), sendo cada um elevado pelos seus respectivos expoentes (que devem ser determinados experimentalmente), e uma constante k também determinada experimentalmente.
Assim, para uma dada reação:
aA + bB ⇆ Produtos
A expressão da velocidade de reação (v) será dada por:
Se a reação ocorrer em uma única etapa, x = a e y = b. Caso contrário, conforme informado no parágrafo anterior, os coeficientes devem ser determinados experimentalmente.
Para isso, o primeiro passo é, para cada experimento realizado, substituir os valores de concentrações iniciais de A () e B () e velocidade inicial () na expressão geral da Lei de velocidade. Assim, temos:
1) Para o experimento 1:
Equação I
2) Para o experimento 2:
Equação II
3) Para o experimento 3:
Equação III
Observando as Equações obtidas, verificamos que podemos agrupá-las em dois pares, onde apenas uma das concentrações sofre variação. Dessa forma, podemos, através de cálculos matemáticos, encontrar cada um dos coeficientes, e, em seguida, o valor da constante k.
Assim, para calcular o valor de x, iremos agrupar as Equações I e II:
Equação I
Equação II
Dividindo as duas equações (Equação I/Equação II), temos:
Simplificando os termos semelhantes, temos:
Agora, para encontrar y, vamos agrupar as Equações I e III:
Equação I
Equação III
Dividindo as duas equações (Eq. I/Eq. III), temos:
Simplificando os termos semelhantes, temos:
De posse dos coeficientes, podemos substituí-los em qualquer uma das Equações para calcularmos o valor da constante k. Assim, substituindo os valores na Equação I, temos:
Com isso, a Equação da Lei de Velocidade para essa reação é dada por:
Assim, para encontrar a velocidade inicial para o Experimento 4, basta substituir os respectivos valores referentes ao mesmo:
Para aprender mais sobre cinética química e Lei das Velocidades das reações químicas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46892672#SPJ2