O conselho de administração da WEG aprovou hoje a distribuição de R$ 86,8 milhões em juros sobre capital próprio (JCP), o equivalente a R$ 0,0207 por ação — com base na posição acionária em 24 de setembro. O pagamento será feito em 16 de março de 2022.

Em comunicado, a empresa explica que o JCP foi calculado após a dedução de 1,3 milhão de ações que se encontram em tesouraria e com as projeções das demonstrações financeiras a serem encerradas no dia 30 deste mês. (VALOR INVEST, 09/2021)



Considerando uma decisão de pagamento de juros sobre capital próprio, é correto afirmar que:
A

Os juros sobre capital são, na verdade, o mesmo que distribuição de lucros.
B

A decisão de pagamento de juros não depende de sobras de caixa, pois trata-se de remuneração de capital.
C

O capital próprio de uma empresa, assim como os demais bens de capital, são contabilizados como ativos da empresa.
D

O capital próprio, que compõe o patrimônio líquido da empresa, é uma espécie de dívida, pois gera pagamentos de juros e dividendos.
E

Apesar do pagamento de juros sobre o capital próprio, não se pode falar em custo desse capital, pois não se trata de juros de um financiamento.

Respostas

respondido por: thiagovscr
2

Resposta:

Letra D

Explicação:

Gabarito: D. O capital próprio é representado pelas contas que compõem o Patrimônio Líquido da empresa, enquanto o capital de terceiros corresponde aos saldos das contas do Passivo Circulante e do Exigível a Longo Prazo. (Aula 5, Tema 4). Portanto, tanto as dívidas para terceiros e para os sócios devem ser encaradas com natureza similar, com a diferença de que o capital próprio tem uma exigibilidade menor que os demais passivos. Isso significa que o capital próprio tem custo, mas é pago a partir de uma decisão de tesouraria relativa a disponibilidade de caixa.

Perguntas similares