Podemos utilizar várias técnicas para o diagnóstico imunológico das doenças. Existe uma que possibilita amplificar uma sequência de DNA conhecida através da utilização da enzima DNA polimerase termoestável, desoxirribonucleotídeo trifosfato e um par de primers, os quais são complementares as extremidades daquela sequência-alvo do material genético que será amplificada. Assinale a alternativa que corresponde a técnica descrita.
Alternativas
Alternativa 1:
SDS-PAGE
Alternativa 2:
PCR
Alternativa 3:
Cultura de células
Alternativa 4:
Utilização de sondas de DNA
Alternativa 5:
ELISA
Respostas
Resposta:2
Explicação:
A reação em cadeia da polimerase, ou PCR, é uma técnica para fazer muitas cópias de uma região específica do DNA, in vitro (em um tubo de ensaio, ao invés de um organismo).
A PCR depende de uma DNA polimerase termoestável, a Taq polimerase, e requer primers de DNA projetados especificamente para a região de interesse do DNA .
Na PCR, a reação é repetida ciclicamente através de uma série de alterações de temperatura, o que possibilita a produção de muitas cópias da região de interesse.
A PCR tem muitas aplicações práticas e em pesquisa. Ela é rotineiramente usada em clonagens de DNA, diagnósticos médicos e análises forenses de DNA.
O PCR é um exame genético que usa primers para amplificar o segmento especifico de DNA, criando cópias desse segmento e facilitando a análise (alternativa 2).
O elucidamento desse processo permitiu o desenvolvimento da tecnologia da PCR (reação em cadeia da polimerase), que é um método de amplificação de DNA a partir de molecular (moldes) de RNA, que recebe o nome de RT-PCR (transcrição reversa – PCR).
Identificar um conjunto de genes ajuda a determinar se um patógeno está ou não causando uma infecção, principalmente quando não se sabe qual é o patógeno.
Venha estudar mais sobre PCR em:
https://brainly.com.br/tarefa/5446017