Em um serviço de atenção pré-natal de uma empresa, 450 gestantes foram acompanhadas desde o primeiro mês da gravidez até o parto. No início, todas estavam com o exame de urina normal, mas durante a gravidez, 15 apresentaram infecção urinária. Calcule o número de casos de infecção em % em relação ao total de gestantes e analise se essa pesquisa usa dados de prevalência ou incidência. É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
Os dados são de prevalência e a taxa é de 3,33%.
Alternativa 2:
Os dados são de incidência e a taxa é de 6,66%.
Alternativa 3:
Os dados são de incidência e a taxa é de 3,33%.
Alternativa 4:
Os dados são de incidência e a taxa é de 30%.
Alternativa 5:
Os dados são de prevalência e a taxa é de 30%.
Respostas
respondido por:
31
Em relação às medidas de frequência em Epidemiologia, concluiu-se que os dados são de incidência e que a taxa é de 3,33% (Alternativa 3).
⠀
- A incidência é uma medida de frequência que acompanha os indivíduos em estudo ao longo do tempo. É a frequência com que novos casos aparecem numa população que está sob estudo em um certo tempo. Exemplo: uma população sem dengue é acompanhada por 1 ano e nesse período é verificado quantas pessoas adquiriram a doença.
⠀
- A prevalência é uma medida de frequência que indica o número de casos que existem em um dado momento. Exemplo: neste momento, quantas pessoas estão com diabete em uma determinada comunidade.
⠀
Sobre a questão, trata-se de incidência pois um determinado número de gestantes foram acompanhadas ao longo do tempo e então foi verificado quantas apresentaram a infecção urinária durante o período.
⠀
Pede-se para calcular o nº de casos de infecção em relação ao total de gestantes, em porcentagem:
⠀
⠀
⠀
Assim, concluímos que os dados são de incidência e que a taxa é de 3,33%.
⠀
Estude mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/33865049
Anexos:
LOCmath2:
Existe matemática até em biologia? Nossa kk , arrasou na resposta! :D
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás