Respostas
Resposta:
A Mata Atlântica é um bioma, composto por diferentes formações vegetais e ecossistemas associados, que se destaca por sua grande biodiversidade, incluindo, por exemplo, várias espécies endêmicas (que ocorrem apenas nessa região). Hoje, devido a uma série de fatores, que incluem, por exemplo, a atividade humana, restam, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, apenas 12,4% da floresta que existia originalmente.
A Mata das Araucárias ou Mata dos Pinhais corresponde a uma “mata de transição” brasileira e está situada no Bioma da Mata Atlântica. Ela ocupa parte dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
As Araucárias situam-se em regiões de clima subtropical, invernos rigorosos e os verões quentes. Principal espécie é o Pinheiro do Paraná. Apresenta também espécies como lauráceas, imbuia, o sassafrás, diversas espécies conhecida por canela, erva-mate e caúna. Algumas leguminosas como jacarandá, caviúna e monjoleiro e as mirtáceas guabiroba e pitanga.
A Mata dos Cocais representa um dos ecossistemas brasileiros situado no nordeste do país (meio-norte do Brasil), entre os biomas da Amazônia, a oeste, a Caatinga, a leste e Cerrado, ao Sul.
A Mata dos Cocais é considerada uma “mata de transição” e está localizada entre as florestas úmidas da Amazônia e o clima semiárido do sertão (caatinga). Assim, o clima dessa região varia de acordo com o local, sendo equatorial úmido a oeste e semiárido a leste, com temperatura média anual de aproximadamente 26 °C, marcado, em sua maioria, por inverno seco e verão chuvoso.