01. Uma das medidas internacionais de combate ao aquecimento global mais divulgadas pela imprensa em todo o mundo foi o Protocolo de Kyoto, que teve como objetivo principal:
a) Proliferar ações de aumento da vegetação existente no planeta.
b) Diminuir as emissões de gases poluentes na atmosfera.
c) Pressionar os países desenvolvidos a contribuir menos com a elevação das temperaturas. d) Conservar as algas marinhas, responsáveis pela disponibilidade do oxigênio na atmosfera.
02. Muitas pessoas acreditam que as mudanças climáticas afetam exclusivamente a temperatura do planeta, que se torna mais quente. Entretanto, muitas vezes, essas pessoas esquecem que, ao aumentar a temperatura, uma série de organismos e ecossistemas são gravemente afetados. Observe as alternativas abaixo e marque a única que não é uma consequência da alteração da temperatura do planeta.
a) Diminuição da biodiversidade.
b) Alterações do regime de chuvas.
c) Secas prolongadas.
d) Aumento da frequência de terremotos.
03. Embora muitas vezes tempo e clima sejam utilizados como sinônimos, essas palavras possuem significados diferentes pois:
a) O clima é influenciado por fatores, como precipitação e radiação solar. Já o tempo é resultado direto da influência das massas de ar. b) O tempo se refere às condições meteorológicas momentâneas e o clima representa um padrão
meteorológico observado ao longo dos anos.
c) O clima de uma região é resultado de fatores geográficos e o tempo é influenciado pelas condições meteorológicas.
d) O tempo se refere à temperatura e a chuva em um local, já o clima reúne informações sobre pressão atmosférica, continentalidade e maritimidade.
04. A ilha de calor é um evento climático de origem antrópica marcado pela:
a) ampliação de fenômenos do clima somente de origem natural.
b) precipitação de chuvas com alta carga de poluentes químicos. c) concentração de poluentes causada por energias renováveis.
d) elevação da temperatura ocasionada pelo adensamento urbano.
05. Marque a alternativa que apresenta objetos e equipamentos artificiais que contribuem para a formação das ilhas de calor:
a) Fábricas, avenidas e edifícios. b) Ruas, praças e residências.
c) Imóveis comerciais, rios e pontes. d) Pontes, lagoas e indústrias.
Respostas
Resposta:
01 .Tem o objetivo de reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa. O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional com o objetivo de diminuir o lançamento de gases causadores do efeito estufa e o consequente aquecimento global
02 .aumento da frequência de terremotos
03.Embora muitas vezes tempo e clima sejam utilizados como sinônimos, essas palavras possuem significados diferentes pois *
O tempo se refere à temperatura e a chuva em um local, já o clima reúne informações sobre pressão atmosférica, continentalidade e maritimidade.
O tempo se refere às condições meteorológicas momentâneas e o clima representa um padrão meteorológico observado ao longo dos anos.
O clima é influenciado por fatores, como precipitação e radiação solar. Já o tempo é resultado direto da influência das massas de ar.
O clima de uma região é resultado de fatores geográficos e o tempo é influenciado pelas condições meteorológicas.
04.A ilha de calor é um fenômeno climático de origem antrópica ocasionado pelo aumento da temperatura, em especial nas zonas centrais da cidade. Esse aumento é resultado justamente do adensamento urbano.
05.a) Fábricas, avenidas e edifícios
Resposta:
01 - ( B )
02 - ( D )
03 - ( B )
04 - ( D )
05 - ( A )
Explicação:
- O Protocolo de Kyoto tem como objetivo diminuir as emissões de poluentes na atmosfera através do estabelecimento de cotas de redução para cada país.
- Os terremotos ocorrem por causa de movimentações das placas tectônicas, não tendo ligação com o aumento da temperatura.
- A ilha de calor é de origem antrópica ocasionado pelo aumento da temperatura, em especial nas zonas centrais da cidade. Esse aumento é resultado do adensamento urbano.
- As fábricas, avenidas e edifícios quando concentradas, contribuem com o aumento da temperatura nas cidades.
impedido de circular por uma camada de ar quente, alterando as temperaturas.
a) ausência de áreas verdes. b) poluição dos rios urbanos. c) erosão das áreas habitadas. d) ocorrência de chuva ácida.