Respostas
Resposta:
Conceito e contexto histórico
A hierarquia social refere-se às posições que os indivíduos ocupam na sociedade. Pode-se dizer ainda que seu conceito está atrelado às divisões de níveis existentes dentro da estrutura social, levando-se em consideração diversos fatores, tais como: gênero, raça e etnia.
Historicamente, a hierarquia social já fazia parte das civilizações antigas, destacando, sobretudo, as condições econômicas das famílias. Durante o Feudalismo, por exemplo, a sociedade era dividida em três classes sociais: o clero (membro principal da igreja católica), a nobreza (representada pelos senhores feudais) e os servos (camada pertencente aos camponeses).
Tais diferenças são responsáveis pela criação de status e consequentemente da criação de uma estratificação social que, mesmo nos dias atuais, ainda permanecem divididas em categorias semelhantes à época feudal: classe alta, classe média e classe baixa. A diferença destas classificações entre a Idade Média e a Idade Contemporânea está na possibilidade dos grupos prosperarem e atingir a camada social mais elevada (mobilidade social ascendente) ou o contrário (mobilidade social descendente).
Com a expansão do capitalismo entre os séculos XVIII e XXI, a sociedade sofreu diversas transformações, desde os padrões de vida até os hábitos culturais e interesses das classes. Com isso, também intensificou-se as desigualdades sociais. Para sociologia, esse é o ponto de partida para compreensão da existência de separação de grupos.
Explicação:
espero ter ajudado ❤️✝️