TEXTO 1
Teve início nesta segunda-feira (9), nos Estados Unidos, o julgamento da multinacional Monsanto, acusada de ocultar deliberadamente os perigos relacionados ao herbicida Roundup, à base de glifosato. A empresa é processada por um de seus ex-empregados, o paciente terminal Dewayne Johnson, que afirma ter contraído um linfoma de Hodgkin após manusear o produto por mais de dois anos.
Apesar da Monsanto responder a centenas de processos pelo mundo, o processo de Johnson, cujo julgamento deve durar pelo menos três semanas, é o primeiro referente a esse produto que chega aos tribunais. O Roundup é vendido há mais de 40 anos, e é um dos agrotóxicos mais utilizados no mundo, vendido em 160 países. Seu uso é internacionalmente questionado por inúmeros estudos científicos que revelam o caráter cancerígeno do composto glifosato.
Disponível em: Acesso em 06/04/2019
TEXTO 2
A Monsanto apresenta seu compromisso de compliance a partir do seu Código de Conduta.
Na Monsanto, a nossa visão é produzir mais e conservar mais. Melhorar as vidas ao redor do planeta está no centro de tudo o que fazemos. O nosso trabalho para tornar esta visão uma realidade requer um comprometimento firme com a integridade em todas as nossas operações empresariais. O Código de Conduta Empresarial da Monsanto é uma ferramenta importante para nos ajudar nestes esforços, e aproveitamos esta oportunidade para atualizá-lo a fim de que aborde mais estreita e completamente muitas situações com as quais nossos funcionários se deparam em suas atividades no dia a dia corporativo.
As nossas decisões empresariais têm um impacto direto sobre nossos clientes, parceiros comerciais, acionistas e comunidades onde vivemos e trabalhamos. Isso significa que precisamos sempre fazer o que é certo, mesmo quando estamos diante de situações não reguladas por leis e regulamentos específicos. O nosso Código é criado para nos ajudar a fazer a escolha certa, fornecendo instruções claras para a conduta empresarial apropriada.
A partir do texto apresentado e, tendo em vista as linhas de defesa do sistema de compliance, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Caso os problemas do Roundup tenham sido detectados pela área técnica com resultados auditados internamente, e a decisão de mantê-los em segredo tenha sido dos altos executivos, não é possível falar em falha no sistema de compliance da empresa.
PORQUE
II. As linhas de defesa do sistema de compliance preveem a atuação de gerentes operacionais e auditores através de sistemas de informações sobre finanças, controles internos, qualidade e inspeção, mas não a atuação da alta gerência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra E - As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
As duas asserções são falsas: a negligência dos altos executivos confirmariam uma falha no sistema de compliance da empresa, uma vez que o sistema exige a atuação de todos. Além disso, é incorreto dizer que as linhas de defesa do sistema de compliance não preveem a atuação da alta gerência.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás