De acordo com Giddens (1991), a globalização pode ser definida como a intensificação das relações sociais em escala mundial, ligando localidades distantes de forma que acontecimentos locais são influenciados, alterados e modelados por eventos que ocorrem a grandes distâncias.
Desse modo, existe uma pretensão à homogeneidade cultural. No entanto, há também aqueles que defendem o respeito à diferença cultural (multiculturalismo).
A partir dos conceitos homogeneidade cultural e multiculturalismo analise as afirmações:
I- A globalização favorece a homogeneidade cultural, ainda que o multiculturalismo também seja uma marca desse processo.
II- A diversidade – cultural, social, racial – é a base na qual se estabelece o leque multicultural.
III - A globalização é considerada um processo de homogeneização cultural.
IV- Em países de culturas consideradas tradicionais estimulam o multiculturalismo.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Respostas
Resposta:
A alternativa está 80% correta. Faltou apenas a I. A I ilustra o relato feito no livro didático da disciplina sobre a adaptação do ator Kirk Douglas, de origem judia, à cultura norte-americana, após ter vindo da Bielorrúsia. Na II o respeito à diferença é um dos princípios do multiculturalismo. Um exemplo da intenção de homogeneidade no processo de globalização está na instalação de indústrias norte-americanas, como Mcdonald’s, em diversos países. A única incorreta é a IV, já que a diversidade étnica, social e cultural muitas vezes é recebida como uma ameaça à identidade do país.
Explicação:
Resposta:
Apenas I, II e III.
Explicação:
A alternativa está 100% correta. A I ilustra o relato feito no livro didático da disciplina sobre a adaptação do ator Kirk Douglas, de origem judia, à cultura norte-americana, após ter vindo da Bielorrússia. Na II o respeito à diferença é um dos princípios do multiculturalismo.