A invasão e a ocupação holandesa no Nordeste do Brasil, ocorridas durante o período da União Ibérica (1580-1640), pode ser explicado pelos seguintes motivos.
a) Derivaram dos conflitos territoriais entre Portugal e Espanha, que fragilizaram o controle português sobre a colônia.
b) Foram resultado das disputas entre Holanda e Inglaterra pelo controle da navegação comercial atlântica.
c) Derivaram dos interesses holandeses na produção e comercialização do açúcar brasileiro.
d) Foram resultado do expansionismo naval espanhol, que desrespeitou os limites definidos no Tratado de Tordesilhas.
e) A Holanda aliada de Portugal ocupou o Brasil para preservar estas posses para a Coroa Portuguesa.
Respostas
Resposta: Letra C
Explicação:
Inicialmente, Portugal precisava de investimentos para começar a produção de açúcar nos engenhos do Brasil, e para isso, adquiriu empréstimos com banqueiros Europeus, principalmente com banqueiros holandeses. Com o tempo, os holandeses passaram a ser atravessadores da mercadoria na Europa, o que garantia um lucrativo negócio. Nesse contexto, após um tempo, Portugal sem um herdeiro português para o trono, tem o rei espanhol assumindo o trono Português, passando assim a formar a União Ibérica. Os holandeses e os Espanhóis tinham um passado conflituoso por causa das terras holandesas, e encerra-se o lucrativo negócio da Holanda com o açúcar brasileiro. E é por isso, que os holandeses invadem o nordeste, estavam em busca de adquirir os próprios engenhos, e assim estabelecerem o lucro de outrora