Respostas
Boa noite! Tudo bem?
Os Cercamentos fizeram o seguinte, de forma resumida: as terras coletivas poderiam ser de uma pessoa, certo? Ou seja, a partir dos Cercamentos, começamos uma hierarquização de trabalho, onde o dono da terra pagava pra outras pessoas cuidarem daquela terra, fazendo plantação, atividades agropecuárias.
Nisso, os donos das terras (burgueses) pensavam: "Como produzir mais e com menos tempo?". Então, depois de um tempo, começaram a desenvolver métodos, contratar mais pessoas e foi rolando, até surgir a Revolução Industrial.
(Complemento: Todavia, as pessoas moravam nas áreas rurais e tiveram que ir para as cidades, ocasionando um êxodo rural. A maioria, para ter melhores condições de vida, foram trabalhar em indústrias, mas houve superlotação de Londres, virou um caos, mas acelerou ainda mais o processo pra Revolução Industrial.)
E adivinhe só? A Sociologia surgiu na Revolução Industrial, com a Sociedade Industrial! E na mesma época, estava rolando o Iluminismo, o clareamento das ideias, da razão e da ciência. Tanto é que surgiu o Auguste Comte com o Positivismo, onde o progresso é fruto da industrialização iria resolver todos os problemas sociais. Afinal, o homem tendo progresso contínuo, teria uma sociedade perfeita, com sentimentos, razão e felicidade, resultando em uma marcha histórica.
Percebe que, na Sociologia, tem todo um caminho a ser percorrido até chegar no que conhecemos? Pois é, primeiro o Feudalismo, depois Cercamentos, depois Revolução Industrial, até parar nos dias de hoje! Legal, né?
Então, se não tivesse ocorrido a Lei dos Cercamentos, não existiria naquele momento Revolução Agrícola, nem mesmo Revolução Industrial, assim como o surgimento da Sociologia, das instituições sociais e por aí vai.
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, pode me chamar!