Respostas
Estimado Manoel,
Haja vista a conservação de alimentos ser um fator vital para as sociedades humanas, a compreensão envolvida no modo como os alimentos se estragam foi essencial para o desenvolvimento da técnica de pasteurização.
Por meio do uso de microscópios, o químico francês Louis Pasteur conseguiu desenvolver o método da pasteurização, que consiste em elevar a temperatura para matar os microrganismos que estragavam líquidos como o vinho e a cerveja, fechando esses líquidos em recipientes bem fechados.
Desse modo, ele contribuiu para uma maior segurança alimentar, para a higienização das mãos e materiais hospitalares, particularmente os instrumentos cirúrgicos, bem como para o desenvolvimento de vacinas como a que funciona contra a raiva.
Portanto, o conhecimento científico que resultou e foi desenvolvido por esse cientista resultou na adoção do método da pasteurização, bem como em uma melhor condição de vida e sobrevivência para milhões de pessoas devido às consequências disso, como uma maior quantidade de alimentos seguros para o consumo por mais tempo.