A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz, nas Competências Gerais a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental, a seguinte habilidade:
"Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos
humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e
de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza."
Você, enquanto professor de história, que atividades poderia propor para desenvolver a competência de valorização da diversidade religiosa no Brasil?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Explanar em sala de aula temas que estimulem a compreensão dos alunos no que tange à assuntos da diversidade religiosa (p.ex.: aluno católico tendo contato com a religião candomblecista, o evangélico conhecendo a religião budista) de forma que estes compreendam a importÂncia das religiões no mundo.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Em primeiro lugar, é necessário haver uma diferenciação entre o que é opinião e desconhecimento, que muitas vezes perpassam a discussão sobre a história das religiões, e o que é discriminação e preconceito. Deve-se mostrar aos alunos que o direito de opinião não permite que sejam externados discursos de ódio ou preconceitos étnicos e de crença.
Posso fazer uma problematização sobre o Estado Laico no Brasil, e isso não significa que seja um "Estado ateu", mas sim uma República que prima pela diversidade religiosa constitutiva da população brasileira.
Posso, também, sugerir atividades que expliquem a diferença entre crença e fé e o conhecimento científico, demonstrando as diferenças de espaços que as ciências e as religiões ocupam na sociedade.
Por fim, poderia sugerir uma pesquisa em relação às manifestações religiosas na comunidade em que a escola se situa, convidando algumas lideranças religiosas para contarem aos alunos a história de suas religiões e as práticas de fé que desenvolvem.
Explicação: