• Matéria: Saúde
  • Autor: silvaniavitoria
  • Perguntado 3 anos atrás

Módulo C - 64151 . 7 - Parasitologia - D.20212.C
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada
Conteúdo do exercício

Metodologia Ativa - Resolução de problemas: o objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudado nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposto, para a solução de problemas.

Desejo boas-vindas a você na Atividade Contextualizada da disciplina Agora, teremos uma oportunidade diferenciada de estudo, reflexão e construção de conhecimento dos temas abordados em nossa disciplina.

Aqui, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito à disciplina. Além disso, para concluir essa atividade, é necessário que você leia textos, artigos científicos, artigos publicados em revistas e demais informações que lhe auxiliem em seus argumentos e possíveis questionamentos. Por isso, atenha-se ao tema proposto e busque utilizar termos técnicos com clareza, para a compreensão do texto.

Lembre-se de que, durante o estudo de nossa disciplina, você agregou informações de extrema importância para sua vida acadêmica e/ou profissional. Baseado(a) nesses conhecimentos adquiridos e em suas pesquisas, elabore sua resposta autoral e evite utilizar textos integrais, tanto dos materiais de estudo quanto dos disponíveis na internet. Não se esqueça de inserir as devidas referências utilizadas na sua produção.


Preparado(a)? Vamos começar!


1. Leia a situação a seguir.

Percebemos que existem diversos termos parasitológicos que geram certa confusão, como infestação e infecção, reservatório e hospedeiro, entre outros. No entanto, é fundamental que você compreenda a diferença entre eles.


2. Diante do contexto exposto, desenvolva os seguintes tópicos:

• produza um texto corrido de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas elucidando as diferenças entre os seguintes termos parasitológicos: infecção x infestação; hospedeiro x reservatório; vetor biológico x vetor mecânico.

• no presente texto, você deverá usar argumentos e exemplos fundamentados em uma literatura adequada ao tema, podendo adicionar outros termos caso julgue necessário. Caso você utilize material proveniente de meios digitais, indique a fonte onde ele foi adquirido.


Importante!

Pesquise e busque em sites oficiais ou de instituições de pesquisa reconhecidas.


3. Orientações:

• sua dissertação deverá conter até trinta (30) linhas;


Anônimo: Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, trabalhos escritos, resolução de atividades, resumos e entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5

Respostas

respondido por: jaquersantana
13

Infecção é o termo utilizado para caracterizar a invasão e, consequente, desenvolvimento e multiplicação / reprodução, de microorganismos (agentes etiológicos, como bactérias, vírus, helmintos e protozoários) em outro organismo de natureza animal ou mesmo em plantas, resultando em doenças.

infestação faz referência ao alojamento, e também desenvolvimento e multiplicação / reprodução de “artrópodes” nas superfícies do corpo (como na pele), em roupas ou mesmo nos locais de moradia de pessoas e / ou animais.

Reservatório, por sua vez, consiste em qualquer local, de natureza vegetal, humana ou animal, no qual vivem bem como se reproduzem o(s) agente(s) etiológico(s) (Exemplo: o S. mansoni faz o humano de seu reservatório). Hospedeiro, no entanto, é apenas aquele que alberga determinado parasito, podendo ser definitivo, intermediário ou de transporte.

Por último, identificamos um vetor como biológico quando o(s) agente(s) etiológico(s) se desenvolvem ou se multiplicam no vetor; e como mecânico quando esse apenas serve de espécie de transporte para o(s) agente(s).

Bons estudos!

Perguntas similares