• Matéria: Pedagogia
  • Autor: paolamuller33
  • Perguntado 3 anos atrás

avalicao contextualizada teoria e praticaESTUDO DE CASO A Professora Tereza, é responsável pela disciplina de Língua Portuguesa para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular da região metropolitana do Recife. A professora procura tornar suas aulas dinâmicas, interativas, colaborativas, utilizando uma metodologia inovadora, proporcionando uma aprendizagem significativa. Embora, de acordo com as normas da escola, tenha que atribuir um conceito avaliativo bimestralmente, o qual irá compor o resultado final de aprovação ou reprovação do aluno, a professora, ao longo do ano letivo, utiliza outras formas avaliativas como: observação em sala de aulas, análise das produções dos alunos ( em sala e tarefas de casa), anotações individuais do desenvolvimento dos alunos em sua disciplina. Esta prática lhe proporciona o conhecimento mais aprofundado de seus alunos, ajudando-a na correção das avaliações. Numa conversa na sala dos professores, percebeu que alguns de seus colegas, embora usem ferramentas tecnológicas em sala de aula, continuam dando uma grande ênfase à prova, preocupados com o resultado final. Preocupada, a professora Tereza procurou a Supervisora Pedagógica da escola e, de forma discreta, relatou sua inquietação. A Supervisora prometeu pensar e lhe dar um retorno. Tendo em vista o que Luckesi nos expõe sobre a diferença de verificação e avaliação, baseado(a) em seus estudos através do material disponibilizado (e-book, videoaula, webconferências) e de novas pesquisas sobre avaliação, disserte sobre: 1) Comente a afirmação de Luckesi, tendo como base a situação exposta no estudo de caso. 2) Qual o tipo de avaliação ( somativa ou formativa) que a professora utiliza? Explique-a 3) Que tipo de ação a Supervisora Pedagógica pode realizar para conscientizar os professores da importância dos processos avaliativos na construção de uma prática pedagógica eficaz e uma aprendizagem significativa? Linhas: Mínimo 30

Respostas

respondido por: Matheusieti
20

1) Analisando a situação de Luckesi, é papel da supervisora pedagógica buscar elementos que possam auxilia-la na transmissão dos recursos, ou seja, o ponto de destaque é justamente a proposta curricular inclusiva.

2) A supervisora pedagógica poderá ao longo das perguntas estimular os professores a entender como os processos se deram, além de criar uma relação dinâmica e centrada para observar sua pesquisa.

3) A supervisora pedagógica deve implementar medidas que estimulem seus alunos no aprendizado assim como atividades dinâmicas e participativas que poderão desenvolver seu potencial de socialização, indo além somente da própria avaliação mas como um preparo para a vida social.

Perguntas similares