Uma placa retangular de 6m de altura e 5m de largura bloqueia a lateral de um canal de água doce de 5m de profundidade, como mostrado na figura. A placa está articulada em torno de um eixo horizontal ao longo da borda superior em um ponto A e sua abertura é impedida por uma saliência fixa em B. Determine a força exercida sobre a placa pela saliência.
Respostas
Resposta:
A força exercida sobre a placa pela saliência é de aproximadamente 351,09 kN.
Explicação passo a passo:
Para que haja equilíbrio, o torque da força exercida pela saliência sobre a placa, em torno do eixo horizontal passando por A, deve ser igual ao torque total da força exercida pela água sobre a placa, em torno do mesmo eixo.
Para calcular o torque da força exercida pela saliência basta multiplicar a força F pela distância do ponto de aplicação B ao eixo passando por A, que é de 6 metros:
TB = F * 6
Já para calcular o torque da força exercida pela água sobre a placa, precisaremos realizar uma integração, pois a força varia conforme a altura h do ponto de aplicação da mesma, devido à variação da pressão na água. Consideremos um elemento da placa, de altura dh muito pequena, delimitado por duas retas paralelas entre si e paralelas ao fundo do canal. A força exercida pela água sobre esse elemento da placa pode ser calculado multiplicando a pressão da água pela área do elemento:
F(h) = (Patm + h**g) * L * dh
onde Patm é a pressão atmosférica no fundo do canal, a densidade da água, g a aceleração da gravidade e L a largura da placa.
O torque exercido por essa força na placa em torno do eixo passando por A pode ser calculado multiplicando a força pela distância ao eixo, que é (6-h):
dT(h) = L*(Patm + h**g)*(6-h)*dh
Mas temos os valores:
Patm = 101325 Pa
L = 5 m
= 1000 kg / m^3
g = 10 m/s^2
Integrando em h de h=0 a h=5:
Podemos realizar a integração usando uma ferramenta online como a Integral Calculator por exemplo, e obtemos:
T = 2,10652*10^6 N.m
Igualando ao torque da força F:
F * 6 = 2,10652*10^6
F = 2,10652*10^6 / 6
F = 351086.66 ≅ 351,09 kN