3. O multiculturalismo como um discurso crítico de raça e pedagogia precisa romper o silêncio em relação ao seu papel na dissimulação de como a dominação branca coloniza as definições do normal. Para que isso ocorra, um dos desafios políticos e pedagógicos que se coloca aos educadores críticos é
a) velar os interesses políticos presentes nas formas de educação multicultural que traduzem as diferenças culturais em estilo de aprendizagem, separando a cultura do poder e da luta.
b) transmitir conhecimentos fundamentados nas relações assimétricas que produzem a instrumentalização do ensino, abolindo questões de poder, história, ética.
c) confrontar os discursos educacionais que encaram a educação como uma atividade descontextualizada, isenta de tensões sociais, políticas e raciais.
d) estimular o desenvolvimento de teorias que destaquem igualdade e justiça aos grupos étnico-raciais pelas formas dominantes de educação multicultural.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Resposta correta é a letra C
Explicação:
O multiculturalismo como o próprio nome diz, descreve uma pluralidade de culturas, povos e etnias em uma mesma região.
Essa concepção ideológica busca mostrar que há uma importância não apenas em respeitar as diferentes culturas em que estamos inseridos, mas também conhecê-las.
Conhecer as diferentes culturas nos traria respeito a elas e ao entendermos a origem dessas diferenças, certamente nos faria entender que elas são todas iguais. De forma que não haveria uma concepção de que uma é melhor do que a outra.
Na pedagogia isso iria ajudar as pessoas desde criança a verem cada um como seu semelhante.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás