• Matéria: Português
  • Autor: araujogustavo1111
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto a seguir: “Num de seus textos clássicos, Norberto Bobbio, o grande pensador italiano, qualificou a democracia como "o governo do poder público em público". O que poderia ser qualificado como um truísmo ou uma tautologia é, na verdade, um achado. Bobbio, em texto anterior, critica Jürgen Habermas por referir-se de forma sistemática à esfera pública, mas jamais explicitar que "público" tem dois sentidos completamente diferentes conforme sua disjuntiva. Se não houver referência explícita ao antagonista, diz o pensador italiano, o leitor se confunde. Os dois sentidos do conceito de "público", de acordo com Norberto Bobbio, são o oposto de privado e o oposto de secreto. Ao usar a expressão público como oposto a privado estamos nos referindo à coisa pública, à res publica, aos temas e problemas concernentes às regras da vida em sociedade. Ao usar a expressão público como oposto de secreto estamos nos referindo a tudo aquilo que recebeu publicidade, que foi publicizado, tornado público. Como conceito, vale apenas que algo recebeu dimensão pública e saiu do campo do segredo.”
Com base na descrição de público e de privado apresentada no texto, é possível concluir que a relação em que há confusão entre os campos público e privado se trata de:

Mandonismo .

Republicanismo .

Constitucionalismo .

Patrimonialismo .

Clientelismo .

Respostas

respondido por: eudesjcruz7
0

Resposta:

Patrimonialismo

Explicação:

Patrimonialismo é um termo utilizado para descrever a falta de distinção por parte dos líderes políticos entre o patrimônio público e o privado em um determinado governo de determinada sociedade

Perguntas similares