Leia os textos a seguir.



TEXTO 1



A Economia é uma ciência que agrega grande amplitude de possibilidades teóricas e práticas. Em uma perspectiva mais ampla, é possível considerar o estudo dos fatores que explicam o crescimento econômico ou dos princípios que regem o comércio internacional. Pode também ter objetivos específicos, como o estudo da taxa de juros ou da taxa de câmbio. Ou seja, a grande variedade de conceitos e fenômenos sugere que uma definição única não é tarefa fácil. Ainda assim, é possível considerar algumas possibilidades. No estudo da macroeconomia, as políticas de intervenção ocupam posição de destaque. Dentre as várias possibilidades, duas se colocam como as mais importantes: as políticas monetária e fiscal. A política monetária refere-se às intervenções do governo na quantidade de moeda da Economia. Já a política fiscal refere-se aos gastos públicos. Cada uma dessas políticas é exercida pelo que se denomina autoridade econômica. O Estado ainda atua na formação de renda, regulando a remuneração dos fatores de produção, como salários, aluguéis e dividendos.








TEXTO 2



Segundo a lei nº 13.844, de 18 de junho de 2019, a qual estabelece a organização básica dos órgãos da Presidência da República Federativa do Brasil e dos Ministérios, compete ao Ministério da Economia a formulação do planejamento estratégico nacional e a elaboração de subsídios para a formulação de políticas públicas de longo prazo destinadas ao desenvolvimento nacional, sendo responsável pela fiscalização e controle do comércio exterior, dos preços em geral e tarifas públicas e administradas, além de políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda de apoio ao trabalhador, assim como política, administração, fiscalização e arrecadação tributária e aduaneira.








Considerando os textos apresentados, a respeito do cenário macroeconômico, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. O estudo do cenário macroeconômico proporciona o entendimento da relação entre a característica intervencionista estatal, as políticas envolvidas no processo de ajustes econômicos, bem como a participação e a importância do cenário internacional na economia de uma nação.



PORQUE



II. A compreensão dos fatores que determinam o nível de atividade econômica, bem como as políticas envolvidas no controle dessa atividade, reforçam o entendimento das diversas variáveis que formam o contexto macroeconômico.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A)
As asserções I e II são proposições falsas.

B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

D)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Respostas

respondido por: Anônimo
0

Resposta:

A letra E)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Explicação:

Perguntas similares